12.7.10

♀ ou ♂



Culturalmente vivemos em uma sociedade ‘sexualmente’ dividida. É visível que certas profissões eram, ou ainda são tidas, como tipicamente masculinas ou femininas.
Tal concepção é notada desde o período paleolítico quando as atividades diárias começaram a ser divididas: homens caçavam, pescavam e cuidavam da segurança; enquanto isso as mulheres cuidavam dos filhos, da organização do abrigo e da colheita.
Milênios depois, esse pensamento separatista perdura. As mulheres, historicamente, lutaram muito para alcançar uma posição similar a dos homens. Nessa árdua jornada são notáveis as conquistas ao longo dos anos. Em dez anos (1992-2002) tiveram um prospero aumento da participação feminina nas atividades econômicas brasileiras, segundo dados do boletim DIEESE.
Em 1986, numa pesquisa da Folha de São Paulo, 49% dos entrevistados acreditavam que existem funções propriamente masculinas ou femininas. Profissões ligadas as ciências exatas, as atividades policiais e as que envolvem força bruta ainda são muito masculinizadas.
Portanto é de extrema ignorância dividir o que é para homens e o que é para mulheres. Nossas particularidades biológicas não afetam nossas capacidades intelectuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário