7.1.10

Sim, envelhecer não está na moda!


“ O espelho me diz que envelheci, e que mal pode existir em ter histórias pra contar?”
(Rosa de Saron)


            Envelhecer não está na moda. As pessoas aparentemente velhas não estão no padrão exigido pela sociedade. Nesse padrão, beleza e juventude andam lado a lado. As pessoas perdem tanto tempo em frente a seus espelhos que não percebem que a juventude não está estampada na cara das pessoas.

            Hoje em dia, é muito comum pessoas “velhas” camufladas em seus corpos esculturalmente jovens. Artifícios para tal conquista são inúmeros. A industria da beleza tem um crescimento anual absurdamente alto. “Juventude em 10x, aceitamos todos os cartões”. Apesar dos altos preços pagos, a juventude é perecível. Nessa vida pelo menos uma coisa é justa: O TEMPO. Ele vem igual para todos.
            A mídia e a sua influência, por muitos anos, colocaram os idosos como a terceira idade. Os que não produzem e só trazem prejuízos. Fardos. Negligenciados, oprimidos e discriminados. Peteca entre suas famílias e o governo. Mas de quem verdadeiramente é a responsabilidade?
            Se o século XX foi o século dos jovens, o XXI é o da melhor idade. Dos idosos que não são velhos. Discriminação? Existe e provavelmente sempre vai existir, mas o atual idoso sabe dos seus direitos e em sua maioria lutam por eles. Merecem mais do que respeito, merecem admiração. Valorização.
            Como diria a minha avó: “Quem não quer ficar velho, trate logo de morrer”.



Um comentário: